Isolamento Térmico: Como ele ajuda na economia de energia?
Você sabia que o isolamento térmico é fundamental para ajudar na economia de energia?
A maior parte das pessoas não sabe sobre isso, o que poderia ajudá-las a economizar bastante nas contas da empresa.
O fato é que o isolamento térmico é muito importante em todos os locais ou em todos os processos em que seja necessário manter o conforto térmico em contraste com temperaturas extremas, muito frias ou muito quentes.
Esse isolamento térmico também pode ser fundamental com a finalidade de atribuir uma maior eficiência energética aos processos industriais.
Um exemplo disso é a redução na perda de temperaturas da água geladas, nas linhas de vapor ou ainda no caso da criogenia, apenas em título de exemplo.
Dito tudo isso, é hora de ver agora mais a respeito de como o isolamento térmico ajuda na economia de energia.
Vamos lá!
Isolamento térmico: Como ele auxilia a economia de energia?
É muito provável que caso você não tenha o conhecimento sobre o papel do isolamento térmico na economia de energia, esteja se perguntando como isso funciona na prática.
Para compreender como é o funcionamento na prática, aqui vão alguns exemplos de como o isolamento térmico em uma empresa pode auxiliar a economizar energia.
Vamos pegar o caso, por exemplo, de um frigorífico, que é uma empresa em que a manutenção de temperaturas baixas é de essencial importância.
Sem um isolamento térmico que seja eficaz, isso acaba por ocasionar uma sobrecarga muito grande nos mecanismos que são responsáveis pelo resfriamento das câmeras.
Isso ocorre porque é necessária uma potência muito maior desses mecanismos para manter as temperaturas no frigorífico de acordo com o exigido para que os produtos não venham a estragar.
O que ocorre, portanto, é que vai haver um consumo muito maior de energia elétrica, gerando mais gastos nessa conta, além também dos custos com a necessidade de reparos e para realizar a manutenções desses mecanismos.
Para pegar agora um exemplo mais próximo das empresas em geral, pense em uma empresa que funciona com escritórios, necessitando assim de ar condicionado para climatização dos ambientes.
Na época do verão, a necessidade do uso desses aparelhos é muito maior, então é preciso que eles funcionem bem e o isolamento térmico seja eficaz.
Por conta disso, o projeto do isolamento térmico dessa empresa deve ser pautado em conseguir realizar a manutenção da temperatura interna do ambiente para que ele seja mais agradável possível a quem trabalha no local e aos clientes.
Quanto melhor for o projeto de isolamento térmico, mantendo a temperatura agradável a todos, menor será o período em que irá ser preciso utilizar os ar-condicionados, logo, menor será os custos com energia.
Os benefícios do uso dos isolantes térmicos na sua empresa
Fazer uso dos isolantes térmicos na sua empresa é algo essencial porque ajudará na economia da energia e dos custos mensais, como já foi dito.
Entretanto, engana-se quem acredita que os benefícios são apenas esses, pois eles vão muito além da redução de custos.
O uso dos isolantes térmicos proporciona um melhor desempenho das máquinas da empresa e diminui outras despesas, como aquelas relacionadas os reparos e a manutenção das máquinas.
No caso dos tanques e das tubulações de uma indústria, por exemplo, quando não há um isolamento térmico adequado, corre-se o risco de que haja uma troca de temperatura entre a parte exterior e o interior do compartimento.
Quando isso acontece, há uma condensação no interior dele, o que irá gerar corrosão das paredes internas, contaminando assim todo o conteúdo que está dentro dele.
Assim, o isolamento térmico é muito importante para preservar não só os compartimentos, mas também qualquer outro tipo de elemento que esteja no interior deles.
E no caso do isolamento termoacústico?
Existem materiais, tais como a lã de vidro e também a lã de rocha, que são muito eficazes atuando como isolantes térmicos e isolantes acústicos.
Assim, em casos em que é preciso reduzir a ocorrência de ruídos em um local, ao mesmo tempo em que se deseja reduzir a ocorrência da troca de temperaturas entre os meios, há aplicação dos isolantes termoacústicos é uma excelente opção.
Conclusão
Como você pôde ver, ainda que o isolamento térmico seja necessário para aprimorar diversos aspectos numa empresa, ele ainda não é tão empregado quanto poderia ser, o que é um erro de muitos gestores.
O uso dos isolantes térmicos é um verdadeiro investimento para qualquer empresa, já que traz resultados que são bastante perceptíveis no dia a dia e também nos números.
Em relação aos números, o isolamento térmico ajuda a reduzir os custos com a manutenção e o reparo, a economia de energia, e ainda ajuda a aumentor a produtividade na empresa.
No caso citado em relação aos tanques e às tubulações, também consegue-se evitar enormes prejuízos anuais com custos de manutenção dos compartimentos fazendo uso do isolamento térmico.
Quer saber qual isolante térmico é o ideal para você? Então entre em contato com o nosso time comercial no número (47) 3331- 1300 ou em vendas@epexind.com.br